O Belíssimo Figurino da Novela Lado a Lado

Compartilhe:

Ontem (10/09) começou a nova novela “Lado a Lado” novela de João Ximenes Braga e Claudia Lage do horário das 18 horas na rede globo. E eu não poderia deixar de comentar sobre o figurino maravilhoso da trama que se passa no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro em um contraponto do luxo da aristocracia e a pobreza das primeiras favelas.  A maior influencia de moda para os ricos da época eram vindas da Europa, principalmente da França e Inglaterra. Quem assina o figurino da novela é Beth Filipeck, o acervo da novela conta com aproximadamente 900 peças, entre roupas, sapatos e acessórios confeccionados no Projac.

A novela aborda assuntos como o começo da república, as mulheres modernas da época, a pós-libertação dos escravos, o início das favelas entre outros temas da época. O figurino é dividido em dois núcleos o Pobre e o Rico. As roupas da alta classe da novela são repletas de  cores pastel, aplicações de flores, plumas, muito bordado, muita renda, chapéus muito enfeitados e nos pés botinhas. Já no núcleo pobre os tecidos são mais simples com aparência gasta,  decotes mais ousados e na maioria das vezes pés descalços.  No figurino masculino as tendências vinham da Inglaterra e mesmo com o forte calor do Rio os homens usavam chapéus, suspensório e até ternos de lã.

 

Entre as personagens destacam- se Constância (Patrícia Pillar) que terá em seu figurino peças muito luxuosas repletas de flores e bordados muita renda, transparência, e tons claros como o branco e o lavanda.

 

Laura (Marjorie Estiano) é uma moça a frente do seu tempo, em seu figurino a uma inserção de elementos do armário masculino como gravatas, cintos de couro, coletes e casacos escuros.

 

Isabel (Camila Pitanga) seu figurino é composto por cores sóbrias, as peças procuram imitar as roupas da nobreza, porem em tecidos menos nobres e sem muitos detalhes de acabamento.

Fonte: novelafashionweek/ globo.com/ terra

Posts relacionados:

  1. O Grande Gatsby Terá a Colaboração de Miuccia Prada em seu Figurino
  2. Lixo para alguns Arte para outros
  3. Uma personalidade do mundo fashion que vale muito a pena conhecer!
  4. Ilustradora recria Princesas e Harry Potter
  5. Versace para H&M
Esta entrada foi publicada em Pauta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 respostas a O Belíssimo Figurino da Novela Lado a Lado

  1. João Aprigio disse:

    Os da Patrícia Pillar, lembram muito os de Brabra Streisand em Hello Dolly de 1969,ótimo musical.podem olhar essas duas fotos: http://www.imdb.com/media/rm2810157056/tt0064418
    http://rinaofthevalley.blogspot.com.br/2010/07/why-hello-dolly.html

  2. g. disse:

    Não sei se vcs poderão me ajudar mas eu ameeeei as gravatas que a laura usa, queria saber se tem para vender em algum lugar. Obrigada

    • Thailla Silva Ramos disse:

      Nossa G., Realmente não sei onde vende e nem se vende, pois se trata de uma peça muito antiga. Mas tbm não é nada que uma costureira não de conta de reproduzir:)

  3. Ivone Guimarães disse:

    Adorei!!!! o figurino principalmente aqueles vestidos todos de rendas, Muito lindo!!!!
    será que ficaria bem ,usar um vestido neste estilo para uma aniversariante, que vai completar sessenta aninhos? rsrsrsr qual cor e modelo ficaria melhor??
    Ou não tem nada a ver?
    Obrigada

  4. erika disse:

    gostaria de saber aonde vendem as roupas de epocas os chapéus as luvinhas as sombrinhas resumindo td pois é para o aniversário de 15 anos de minha filha será a fantasia e ela gostaria muito de uma de sinhazinha se puder me ajudar agradeço bjs erika!!!

    • Thailla Silva Ramos disse:

      Olá Erika, tudo bem? Geralmente esses artigos são vendidos em cartonagens ou lojas especializadas em artigos para festas. Se você está em São Paulo ou próximo e em fácil achar, na 25 de março mesmo existem várias lojas desse tipo! Mas tbm tem a opção das lojas on line onde você tbm pode encontrar muita coisa bacana. Só não vou te indicar nenhuma específica pq nunca comprei em nem uma delas. Mas acho que vale a pena dar uma procurada em Artigos de festa no Google. Espero ter ajudado. Bejos

  5. Adriana disse:

    Olá,gostei muito do site e adoro coisas antigas:roupas,carros,casas,acessórios,e por isso fiquei encantada pela novela Lado a Lado,sem mencionar que ela tem uma história linda.Gostaria de saber se você conhece alguma loja online que venda réplicas das jóias da novela,sou apaixonada principalmente por um cordão(acho)de prata com um relicário que a Laura usa,agradeço desde já…
    Até mais!!!

    • Thailla Silva Ramos disse:

      Olá Adriana, fico muito feliz que tenha gostado do blog e também compartilho o mesmo gosto por objetos antigos. Infelizmente não conheço nenhum site que venda esse tipo de replica pra poder te indicar! Mas vou pesquisar mais a respeito e se descobrir alguma loja que venda atualizo o post ok. Beijos

  6. Cris disse:

    Realmente, o figurino da novela Lado a Lado impressiona, tanto pela beleza quanto pela pertinência. Um dia serei capaz de, eu mesma, confeccionar roupas com estes detalhes, estou me esforçando, além disso, e prazeroso. Amei o site. Paz a todos.

  7. neto disse:

    queria muito comprar um chapeu igual ao da baronesa d boa vista

  8. Tânia Regina foppa disse:

    Naquela época havia tantio brilhos nas roupas?

  9. maria lucia disse:

    Estou com vontade de fazer umas blusas de renda, exatamente no estilo da novela, poderei usar sem problemas?

    • Thailla Silva Ramos disse:

      Olá Maria Lúcia, acredito que alguns modelos dê pra usar sem nenhum problema, mas na dúvida a dica é pegar as referencias ou uma característica especifica de uma peça, como por exemplo o modelo de uma manga ou um detalhe no decote e adaptar para algo um pouco mais atual. Para não correr o risco de sair usando uma peça caricata.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>