O Sapato Invertido de Leanie van der Vyver + Reflexão

Compartilhe:

Um artista de Amsterdã chamado Leanie van der Vyver criou um sapato totalmente fora dos padrões atuais para uma exposição, trata-se de um sapato de salto altíssimo feito de couro, a peculiaridade da obra está na forma invertida do sapato. A primeira vista poderíamos simplesmente pensar que seria algo bobo e que somente Lady Gaga iria gostar! Mas ao ler a tese onde Leanie explica sobre a obra, tudo fez mais sentido! Segundo Leanie a obra representa a inversão dos valores de beleza atuais do ser humano. Onde a natureza humana parece nunca de fato se aceitar, as pessoas buscam sempre padrões estéticos que os outros impõem, e nunca se aceitam como de fato são. Ainda segundo Leanie “É da natureza humana sempre querer ser mais do que realmente somos, desde o início dos tempos usamos os padrões para expressar a vontade de ser aceito”.

Leanie van der Vyver

Leanie van der Vyver

Leanie van der Vyver

Leanie van der Vyver

Leanie van der Vyver

 

Aproveitando o trabalho de Leanie, acho que o momento cabe uma reflexão: Nós adoramos moda, mais que isso, adoramos a arte em si. Mas será que não estamos usando a moda para mascarar nossas tristezas e frustrações? Será que não estamos de fato com nossos valores completamente distorcidos e deturpados? Será que saímos comprando tudo que está na “moda” ou então aquela nova “tendência” compulsivamente só pra criarmos uma nova imagem de nós mesmos, porque não gostamos do que vemos? Ou ainda porque se não tivermos a “saia da moda”, ou os “óculos do momento” não seremos completamente aceitos? Se não possuirmos o celular (iPhone) do momento seremos menos legais? Vivemos em um mundo onde o consumo é incentivado de todas as formas, várias vezes ao dia, mas o que nos difere dos animais irracionais é justamente a capacidade de pensar, de escolher! E nenhum outro animal tem a capacidade de ir além de seus instintos e impulsos, mas nós humanos temos! Acho que o que falta às vezes é olharmos pra nós mesmos e nos aceitarmos mais, nos amarmos mais, acima de qualquer coisa ou antes de qualquer pessoa. Claro que é legal comprarmos algo que queremos muito, mas como tudo na vida acho realmente que temos que ter uma medida, procurar encontrar o meio termo, o bom e velho “senso”. Qualquer coisa em excesso não é legal, nem mesmo a moda.

Desculpem o post fora do comum. Pausa para o pensamento e logo voltamos com nossa programação normal rsrsrsrs.

Fontes: Artnau/Gizmodiva

Posts relacionados:

  1. Porque nós Amamos e Respeitamos os Animais
  2. Era só o que faltava!
  3. Então é Natal!
  4. Sexta com Música
  5. Sapato Vermelho
Esta entrada foi publicada em Por quê arte também é Moda e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>