CarmenDay – Visita a Fábrica da Carmen Steffens

No último dia 07/11 eu junto com as FBlogs tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica da Carmen Steffens, sediada na cidade de Franca, o convite partiu da franqueada aqui de São José do Rio Preto para conhecermos todos os processos de criação e fabricação dos produtos, além de conhecer um pouco mais sobre a marca. Eu como estilista de formação sei bem como é todo o processo de criação de uma peça de roupa, mas nunca tinha tido oportunidade de acompanhar o processo de desenvolvimento de sapatos e bolsas, e para ser bem sincera é a parte que eu mais gosto, saber como é feito.

Visita fábrica Carmen Steffens em Franca/SP

Visita fábrica Carmen Steffens em Franca/SP

A marca foi criada em 1993 pelo empresário Mário Spaniol, que deu a sua empresa o nome de sua mãe, e hoje é uma das marcas com maior destaque do país no setor calçadista. Conhecemos no passeio a Couroquímica, que produz couro de alta qualidade. Para se ter uma ideia a empresa é capaz de produzir em média 300 mil metros de couro por mês, que além da própria marca atende também o mercado nacional e internacional como Hugo Boss, Gucci, Florshein, Dockers, Timberland, Mizuno, Cole Haan.

Visita fábrica Carmen Steffens em Franca/SP

Aproveitando que falei do curtume, quero deixar claro aqui minha posição sobre o uso peles que tenham origem cujo animal é criado e abatido cruelmente para a retirada de pele e que sou absolutamente contra com todas as minhas forças como é o caso, por exemplo, de coelhos, chinchilas, raposas entre tantos outros bichinhos. E quanto ao couro bovino, procuro não usar couro verdadeiro, por questão de valores pessoais (digo “procuro”, pois mesmo o couro ecológico no geral é feito da pele de animais bovinos, porém são menos poluentes ao meio ambiente, e já os “couros sintéticos” não tem composição de origem animal, mas são feitos geralmente de PVC, um derivado de petróleo que só não prejudica o ambiente quando feito de PVC reciclado, e na grande maioria das vezes nem mesmo quem vende sabe de fato explicar a origem dessas peças). Sei que esse é um assunto polêmico e delicado que prefiro não abordar profundamente nesse post, principalmente se tratando de couro bovino que é um subproduto da pecuária.

Mas olhando com visão empresarial e analisando a Carmen Steffens como case de sucesso, não se pode negar que é uma grande empresa e seu trabalho é realizado com alta qualidade e que eleva o nome do nosso país mundialmente, já que hoje a CS possui mais de e 35 loja no exterior.

Fotos: By Natália Clementin – http://www.nala.com.br/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *